Projetos funcionais ou tendências? Quais cuidados para essa escolha?

Na escolha do mobiliário deve-se considerar que os móveis podem durar mais de dez anos.

Os móveis planejados são grandes aliados da decoração, pois aperfeiçoam os ambientes, atribuindo cores, design e texturas, imprimindo o estilo do local, seja residencial ou comercial, de acordo com as escolhas particulares de cada um, seguindo ou não as tendências do momento. Algumas pessoas gostam de projetos simples, enquanto outros são mais arrojados e assumem os lançamentos do ano que, às vezes, saem de moda, por isso, é importante a orientação de um profissional para auxiliar nessa decisão. “É preciso cuidado com projetos com cores atemporais, por exemplo, pois o mobiliário é um investimento que o cliente vai ter pelos próximos 17 anos, pelo menos”, orienta Andrea Monteiro, designer de interiores da Living Ambientes Planejados.


É como um casamento em que se decide conviver diariamente com a mesma pessoa pela vida inteira, ou seja, comparativamente, a escolha do mobiliário também deve ser levado em conta que todos os dias você irá olhar para eles, e que a convivência será diária, mesmo que eles não funcionem tão bem ou que todos os anos venham outros lançamentos e tendências. “Os móveis duram muitos anos, para a pessoa decidir trocar é porque enjoou ou porque o mobiliário que ela adquiriu não tinha padrão de qualidade”, lembra Junior Monteiro, diretor financeiro da Living. Deve-se considerar que uma decisão mal feita ou baseada apenas em valores, poderá pesar no bolso, futuramente, se for necessário trocar os móveis porque não correspondem a funcionalidade desejada ou a qualidade deixa a desejar.


Tendências de cor

O Pantone, por exemplo, por mais de 20 anos, influencia a cor que será tendência, a cada ano, no desenvolvimento de produtos, nas criações da moda e decoração, bem como no design e nos móveis. As cores do ano da Pantone 2021 são o amarelo e o cinza, duas cores independentes com o objetivo de demonstrar que elementos muito diferentes podem se unir. “A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral”, definiu a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman. “Esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança”, concluiu.


Segundo a designer Andrea Monteiro, as características e expressões particulares de cada pessoa é o que o profissional de design consegue extrair de cada cliente. “É através do briefing realizado com o cliente e do brainstorm que apresentamos as ideias, sugestões de cores e de tudo o mais que pode ser feito. É a partir da intenção do cliente que chegamos ao projeto do mobiliário planejado”, explica. Tudo é planejado, nada é por acaso.


Essa é a importância de contratar uma loja que tenha os profissionais responsáveis para transmitir corretamente todas as orientações que podem definir uma escolha. “Para segurança do próprio cliente, o ideal é que ele procure uma empresa especializada, que tenha os profissionais qualificados e demais departamentos que, quando ele precisar, será atendido”, define Andrea.


Posts Em Destaque
Posts Recentes